SUSTENTABILIDADE

Comece a contribuir para a vida do nosso planeta.

Sustentabilidade

    O agravamento do efeito estufa – resultante da emissão de poluentes na atmosfera – já começa a apresentar alterações climáticas em todo o mundo. Ondas de calor, secas  rigorosas, enchentes, entre outros fenômenos naturais ocorrem cada vez mais frequentemente. 

       Grande parte desses poluentes são provenientes da queima de fontes não renováveis de energia, tais como: petróleo e carvão. Para mudar este cenário, cabe ao homem optar cada vez mais pelas fontes de energia limpa, como o sistema fotovoltaico por exemplo, pois, só assim, garantiremos o futuro das novas gerações.

Tecnologia

   Os sistemas fotovoltaicos são classificados conforme sua ligação na rede elétrica, o sistema on-grid (conectado à rede) e o off-grid (não conectado à rede). Os sistemas on-grid são compostos por: módulos solares, inversor grid-tie (inversores interativo à rede), cabeamento, caixa de junção e um medidor de energia bidirecional (“relógio de energia”).Enquanto os sistemas off-grid, são compostos pelos os módulos solares, o inversor solar – note que, os inversores dos dois sistemas são diferentes, não podendo ser utilizados em sistemas distintos – o cabeamento, a caixa de junção e o banco de bateria para o armazenamento de energia, sendo utilizada quando não há geração pelos módulos. 

Exemplos de placas fotovoltaicas

A célula monocristalina geralmente possui um formato arredondado e são de cores de azul-escuro ou quase preto (células com antirreflexo) ou azul acinzentado (células sem antirreflexo)

principais-tipos-celulas-fotovoltaicas-poli

A célula policristalina geralmente possui um formato quadrado e com cores azul (com antirreflexo), cinza prateado (sem antirreflexo).

_1

A célula de película fina pode ser construída em três materiais, mas neste caso é uma célula de disselenato de cobre e índio, possuindo uma cor preta e podendo ser feito em qualquer formato.